E VOCÊ, GOSTA DE UM BOM VINHO?

Achou estranho um blog que só trata de assuntos de odontologia, lhe perguntar se você gosta de tomar um bom vinho?

Cientistas descobriram que vinho tinto seco, faz bem para os dentes. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a bebida contém elementos chamados polifenóis que são antibactericida e  que ajudam a matar bactérias em testes simulados em laboratório. O mesmo efeito foi observado no extrato de semente de uva. Tomar uma dose de óleo de semente de uva, no entanto, é muito menos apetitoso.

Gengivite, perda dos dentes e cáries, são causadas pelo acúmulo de bactéria na boca. As bactérias quando se acumulam em sua cavidade bucal formam biofilmes – comunidades de bactérias que viram placas que  produzem ácido e são difíceis de eliminar. Pesquisas anteriores sugerem que os polifenóis podem enfraquecer o crescimento bacteriano.

Para testar a teoria em condições realistas, cientistas suíços e espanhóis cultivaram bactérias similares às presentes na boca, e mergulharam os biofilmes em líquidos diferentes, como vinho tinto, vinho tinto sem álcool, vinho tinto enriquecido com extrato de semente de uva, água e etanol 12%.

De todos os diferentes líquidos, os três tipos de vinho tinto foram os mais eficazes em eliminar as bactérias.

Os pesquisadores dizem que suas descobertas já estão sendo testadas na indústria, para enfatizar os poderes do vinho tinto contra cáries, incorporando-o em produtos como enxaguantes bucais e pastas de dentes. Imagina agora ter na bancada do seu banheiro um vidro de enxaguante bucal à base de uva, vai ser lindo..imagina, um vidro  cor de uva, com aquele gostinho de uva? Muito Legal!!!

Vamos esperar essa grande novidade, é bem provável que em pouco tempo já teremos disponíveis nas farmácias, esse tipo de enxaguante bucal.

No entanto, antes de entornar sua terceira taça do seu vinho preferido, lembre-se que o vinho tinto também é conhecido por manchar os dentes. Para evitar manchas, os especialistas do site Winefolly.com dão dicas, como beber água com gás e comer alimentos ricos em fibras para soltar e esfregar o vinho antes que manche.

(Mas se mesmo assim seus dentes estão ficando escuros pelo consumo do vinho, o clareamento dental é uma ótima solução)

Falamos dos  benefícios do vinho tinto para os dentes e sobre seus efeitos danosos. Já o vinho branco,  por ser mais ácido, pode promover uma erosão na superfície do esmalte dos dentes. Fique esperto!

E não se esqueça, uma bela taça de vinho, só pode ser consumida por maiores de 18 anos.

Se você já é maior de 18 anos, consuma vinho tinto acompanhado de queijos duros ricos em cálcio, que agem como verniz e cera para os dentes. E não se esqueça: Se beber, não dirija. 🙂

Nao espere seus dentes ficarem muito escuros para fazer um clareamento. Se você consome vinho com frequência, você pode fazer clareamentos curtos e periódicos para manter um bom padrão de cor nos seus dentes.

Dúvidas sobre clareamento? Agende sua consulta agora mesmo.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts relacionados:

E A MANUTENÇÃO MENSAL DO SEU APARELHO?

Já se perguntou: Por que é necessário fazer a manutenção do meu aparelho ortodôntico? Que tipo de trabalho o ortodontista executa durante as consultas de rotina? Qual é a sua

UM BELO SORRISO PODE TRANSFORMAR SUA VIDA

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: Amor no coração e um sorriso nos lábios”: esta belíssima frase é do norte americano Martin Luther King. Como é bom

Dr. Everson Lorenzi – CRO 11.647

Especialista em Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Tratamento DTM, Dores Faciais e Ronco

Drª. Rochele Lorenzi – CRO 10681

Especializada em Odontologia Estética e Prótese

Precisando de uma revisão?

Agende sua consulta e garanta já um sorriso mais saudável